Powered By Blogger

terça-feira, 10 de maio de 2011

Em busca do sentido da vida...

Em Busca do Sentido da Vida
Por Odair José Comin
O sentido da vida é tão amplo quanto o próprio viver, e sem esse sentido a vida perde seu gosto, perde seu sabor, perde-se a vontade de viver, e abreviar a vida, torna-se uma constante. Não damos sentido à vida, mas sim o encontramos, isso, na medida em que o procuramos, e essa busca se faz presente quando há questionamentos, quando vamos em busca de resolver o que chamamos de dúvidas existenciais. Quem somos? Para que vivemos? Pelo o que vale a pena viver? Pelo o que vale a pena morrer? Cada Ser busca dentro de si uma resposta, um sentido. Vive-se, porque viver é um grande presente e não podemos dizer não à um presente. Vive-se, porque temos pais, esposas, filhos para prover. Vive-se, porque não cumprimos nossa missão. Vive-se porque é bom, é prazeroso; porque se é feliz; simplesmente vive-se... Morre-se pela liberdade, morre-se pela paixão, por amor, morre-se pelas crenças, de que há algo melhor depois da morte. “Mesmo o suicida busca a felicidade em seu derradeiro fim” expõe Sponville. Entretanto, busquemos aqui, razões para a vida, para viver.
Em diferentes momentos da vida, nos deparamos com limites, fronteiras que se impõe a nossa frente como gigantes. Por vezes enfrentamos, vamos além, por vezes paralisamos ou mesmo recuamos. É a vida nos proporcionando desafios, nos proporcionando motivos para nos surpreendermos conosco mesmos. Surpreende-se aquele que pára, por nunca ter parado; surpreende-se àquele que anda, por nunca ter andado. Surpreende-se aquele que vê, e sente-se capaz de fazer, o que antes não fazia. Surpreende-se aquele que cansado de recuar, enfrenta seu medo com coragem. A vida é uma grande roda, e ela não pára antes de chegar ao seu destino, em suas voltas, o Ser Humano se descobre e por vezes se cobra de querer algo mais: um sentido para esse rodar.
Resumindo, há três possíveis caminhos que podem ser importantes para se chegar ao sentido da vida: 1) Criar um trabalho para ser feito, uma ação, uma missão; 2) Experimentar algo ou encontrar alguém para amar; e 3) Erguer-se acima de si mesmo, e transformar a tragédia pessoal em triunfo. A busca do sentido é a maior força motivadora no ser humano. O encontro com este sentido, a maior das recompensas. 

Referências Bibliográficas  

FRANKL, V. E. Em busca de sentido. São Paulo, Editora Vozes, 1991.
___________. Psicoterapia e sentido da vida. São Paulo, Editora Quadrante, 1989.
PLATÃO. Apologia de Sócrates – O banquete. São Paulo, Martins Claret, 2000.
SPONVILLE, A. C. Bom dia, angústia! São Paulo, Martins Fontes, 1997.A
 Artigo extraído da Revista Psicologia Brasil
Nº 09 - Maio de 2004.
 *Odair José Comin, Psicólogo, Hipnoterapeuta e Escritor 
Extraido   site    


Viver...necessidade...vontade...as vezes não...as vezes sim...Deus...


segunda-feira, 2 de maio de 2011

Amor....

Hoje acordei amando mais do que devia, respirando menos, ofegante....é assim é o amor. Sempre achei que jamais amaria alguém desta forma, e cá estou.
Hoje o post é pro meu Amor, meu marido que tanto amo e que só sei amar.




Amo como ama o amor.
 Não conheço nenhuma outra razão
 para amar senão amar.
 Que queres que te diga, além de que te amo,
 se o que quero dizer-te é que te amo?
Fernando Pessoa




79 ideas

Má te amo hoje, amanhã e sempre!!!!
Tá.